Construção da Carreira de um Executivo

Vantagem de um emprego de menor carga horária para universitários
Alan BalarimA construção   da carreira de um executivo na área bancaria vem de forma visivelmente mais rápida ou mais lenta, vem de um processo doloroso que não se restringe a mudança de função, dependendo do desempenho durante a construção dela requer desse profissional responsabilidade em funções importantes dentro da empresa, podendo exerce-la em diversos setores como: comunicação, administração, recursos humanos etc. Essa área não exige formação especifica, mas requer experiência, espirito de liderança, capacidade de negociação, visão estratégica, habilidade, talento gerencial. Esse profissional possui uma vasta experiência na sua trajetória. Ele se vê imputado as atribuições de sua carreira, se vê diante de escolhas que podem redundar em sucesso ou fracasso, nas relações familiares e profissional, nem sempre a vida deles é um mar-de-rosas como muitos pensam, eles se veem diante de escolhas que pode trazer satisfação como também tristeza pelas escolhas que nem sempre envolve o acompanhamento da família, especialmente quando é para mudar de cidade, isso requer uma tomada de decisão. Para chegar no cargo de executivo bancário dentro de uma instituição financeira eles passam por funções iniciais e nelas progridem, vivem dilemas profissional que repercute a relação com seus familiares, e têm se deparado com desafios que vão além de aprenderam em livros ou cursos, com o crescimento de venda de produtos e serviços financeiros dentro dos bancos um bom executivo é sempre eficaz dentro da organização ampliando a visão daqueles que são liderados por ele.

Existe dificuldades em exercer a função, as vezes sua capacidade é mobilizada, vindo junto a instabilidade resultante de reestruturações no setor, das políticas de gerenciamento, bem como de novas tecnologias isso trouxe aos bancários características de enfermidade. Diante da acirrada competição os trabalhadores bancários querem manter seu emprego em especial os executivos que se mantem mais atualizados e com competências diferenciadas por isso mantém um bom relacionamento com os clientes, estão sempre à disposição e são agradáveis, esse diferencial torna melhor os resultados na carreira profissional, na verdade essa carreira para muitos é uma verdadeira prova de fogo.

Dentro do banco cada superior traça um plano de desenvolvimento individual com cada subordinado, dentro desse plano tem uma perspectiva para os próximos 3 anos de carreira do funcionário. Onde o funcionário pode se locomover para diferentes localidades. O sujeito faz um investimento em sua carreira e as empresas incentiva-os com avaliações de desempenho, avaliações de potencial, treinamentos e desenvolvimento, dando a eles um plano de sucessão e os programas de gestão de competências.

Assim o executivo da área bancária mantém um estilo de vida do qual se tornam reféns.