Departamento pessoal: o melhor amigo das relações trabalhistas

Uber: benefícios para o cliente, mas nem sempre para o trabalhador
Wagner MartinsO mercado de trabalho, nos últimos anos, vem exigindo mais dos profissionais. Diante desse cenário, cursos que proporcionam um incremento profissional têm ganhado destaque. Eles representam um diferencial nos currículos e geram retornos positivos aos trabalhadores e às empresas contratantes devido ao conhecimento e capacitação adquiridos em um intervalo de tempo relativamente curto. Mais do que nunca o profissional precisa fazer a diferença, agregar valor, contribuir para o alcance de bons resultados e exemplaridade nas ações da empresa que representa.

Você faz parte do time que deseja enriquecer o currículo porém não sabe como? É proativo? Disciplinado? Organizado? Administra bem relações? Gosta de desafios? Tem sede de conhecimento? Se você respondeu “sim” para a maior parte das perguntas, estamos aqui para te ajudar a ampliar seu olhar para as várias possibilidades que uma carreira pode te proporcionar: o departamento pessoal. Carinhosamente chamado de “DP” nas empresas, os profissionais encarregados deste setor são responsáveis pelo cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária da instituição – contratação, agendamento de férias, licença médica, sistematização dos horários, treinamento, demissões, gestão de documentos, atualização cadastral, pagamento de salários e outros benefícios. Aliado do setor de Comunicação e dos Recursos Humanos, além de gerenciar e zelar pela boa relação entre os colaboradores e o empregador, atua para garantir a organização e o bom funcionamento dos negócios.

Trata-se de uma área que vem crescendo e ganhando destaque nas corporações demandando mão de obra qualificada. Devido a rotina dinâmica proporciona grandes desafios e crescimento ao profissional, investir em uma profissionalização nesta área é projetar uma boa qualificação no mercado. Um curso focado em Departamento Pessoal além de conhecimento pode abrir muitas portas. Os salários dos integrantes do setor, em grandes instituições, podem chegar a 40 mil reais. A formação oferece uma rica bagagem tanto teórica quanto prática para quem deseja seguir a carreira.

Percebe-se que as corporações modernas defendem a valorização dos seus colaboradores, colocando-os como prioridade. Sendo assim, o profissional deve enaltecer as relações interpessoais, aguçar seu poder de persuasão e  fazer da empatia sua melhor amiga diariamente, afinal de contas, é de extrema importância que ele consiga se colocar no lugar do outro para compreender suas necessidades lhe oferecendo a solução mais eficaz.
Ser um profissional na área de DP é investir no futuro, mas isso lhe exigirá dedicação constante. Contudo, as retribuições pessoais e profissionais serão diretamente proporcionais ao seu empenho.  E aí, o que você está esperando para se inscrever no curso que lhe possibilitará integrar o time dos profissionais que fazem a diferença nas organizações e na vida de seus colaboradores?