Oportunidades de trabalho fora do país

Funcionalismo público – a estabilidade na corda bamba
Dicas de como conciliar um segundo emprego na sua rotina
Edmilson de Sá MottaNo atual momento de crise econômica, no Brasil e no mundo, parece inacreditável dizer que há oportunidades de empregos que ninguém quer. Mas a realidade é que esses empregos existem, e não necessariamente faltam interessados e, sim, oportunidades de acesso a essas vagas. Geralmente, são vagas abertas em outros países, e específicas para determinadas áreas de atuação, como medicina, educador, engenharia, indústrias químicas e outros, que exigem uma qualificação superior, além de disponibilidade imediata para viajar.

Mas há também vagas para estudantes que sonham em morar em outro país, adquirir experiência, e fazer um pé-de-meia para continuar os estudos ou até viajar pelo mundo. Porém, não basta o passaporte e vontade de mudar de país, há também outras barreiras, além do domínio da língua, no mínimo o inglês fluente, que podem impedir de conquistar essa oportunidade.

Dependendo do país que está oferecendo a vaga, é preciso passar pelo processo de admissão, visto de permanência, o qual a parte burocrática fica por conta do candidato. Há, também, a análise de perfil realizada pela empresa através do curriculum ou cadastro preenchido, com o risco de não corresponder ao empregador, e o resultado demorar a sair e correr o risco de ficar sabendo apenas quando já estiver de malas prontas. Portanto, é importante tomar precauções, realizar uma ampla pesquisa sobre a vaga, e a empresa, buscar referências, e gastar um pouco do tempo buscando referências que ajudem a fazer a escolha certa. As redes sociais podem ser importantes aliadas na hora de consulta, antes de se candidatar.

Fique atento! Nem sempre as melhores vagas, os “empregos que ninguém quer“, com salários e benefícios vantajosos, pode ser a melhor opção para quem está buscando uma recolocação rápida no mercado. O ideal é continuar se profissionalizando, estudando, aprendendo e aperfeiçoando outra língua, se possível, realizando cursos, ainda que não necessariamente na sua área de atuação, mas que podem ser vistos como um diferencial, atendendo as necessidades do mercado e aumentar suas chances.  Conhecimento é poder, e para alcançar os objetivos é importante traçar metas.

Canalize toda energia para o emprego que você precisa. Afinal, muitas vezes oportunidade que a gente quer pode estar mais próxima do que se imagina.